sexta-feira, 3 de março de 2017

[Resenha] Era uma vez no outono - Por Lisa Kleypas



Título: Era uma vez no outono
[As quatro estações do amor #2]
Autor (a): Lisa Kleypas
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
Skoob || Encontre

Sinopse: A jovem e obstinada Lillian Bowman sai dos Estados Unidos em busca de um marido da aristocracia londrina. Contudo nenhum homem parece capaz de fazê-la perder a cabeça. Exceto, talvez, Marcus Marsden, o arrogante lorde Westcliff, que ela despreza mais do que a qualquer outra pessoa.
Marcus é o típico britânico reservado e controlado. Mas algo na audaciosa Lillian faz com que ele saia de si. Os dois simplesmente não conseguem parar de brigar.
Então, numa tarde de outono, um encontro inesperado faz Lillian perceber que, sob a fachada de austeridade, há o homem apaixonado com que sempre sonhou. Mas será que um conde vai desafiar as convenções sociais a ponto de propor casamento a uma moça tão inapropriada?

Resenha Anterior
As quatro estações do amor #1 - Segredos de uma noite de verão


"- Uma fachada bonita não é o suficiente para compensar as falhas de caráter dela.
- Que são...?
Marcus emitiu um leve som de mofa, como se os defeitos da Srta. Bowman fossem óbvios demais para requerer enumeração.
- Ela é manipuladora.
- Você também é, querido."

Lillian Bowman era uma jovem obstinada e geniosa dos Estados Unidos que foi passar uma temporada na Inglaterra com os pais, , e vivia solitária com a irmã, nos bailes aos quais eram obrigadas a comparecer, para encontrar um marido inglês, como a mãe de ambas queria. Porém, tudo mudou quando Lillian e daisy conheceram Anabelle e Evie, duas garotas tão solitárias e excluídas como elas, e as quatro, juntas, criaram um grupo chamado Flores secas, e seu objetivo principal era encontrar um marido para cada uma delas. Após os planos para Anabelle serem bem sucedidos e ela se casar com um homem a quem amava, era a vez de Lillian, porém, tudo parecia bastante difícil, até que ela, sendo uma apaixonada por perfume, por ter crescido na fábrica do ppai e ter visto a produção desses odores desde cedo, resolve criar uma fragrância única, com um ingrediente especial e é ajudada por um perfumista, que diz ter colocado um ingrediente que atrairia o amor verdadeiro para a moça.

"- Lillian! - Daisy, que estava alguns passos à frente, se virou, surpresa, para a irmã. - Não é típico de você ser tão pouco caridosa. Pelo amor de Deus, o conde entrou em um prédio em chamas para salvar nossa amiga e o marido dela... o que mais um homem tem de fazer para impressioná-la?
- Estou certa de que Westcliff não está nem um pouco interessado em me impressionar - disse Lillian. Ouvindo o tom zangado na própria voz, ela estremeceu, mas mesmo assim continuou: - O motivo de eu detestá-lo tanto, Daisy, é que ele obviamente me detesta. Considera-se superior a mim de todos os modos possíveis: moral, social e intelectualmente... Ah, como eu queria encontrar um meio de deixá-lo chocado!"

Descrente disso, mas disposta a experimentar, logo ela segue para a casa de campo de Marcus Marsden, conde de Westkliff com os pais, para uma semana de festas e caças, mesmo contra a sua vontade. Ao mesmo tempo, Lord Marcus se vê tão contrariado quanto a moça, e não deseja receber todas aquelas pessoas, que atrapalharão sua rotina, principalmente Lillian e ambos desejam manter o máximo de distância um do outro. Porém, assim que lillian chega, contrariando instruções da mãe, ela e a irmã vão dar uma volta na propriedade, e precisam voltar logo para casa. Mas para não serem vistas, Lord Marcus as ajuda a usar um caminho alternativo, e quando Lillian e Marcus ficam sozinhos, ele sente o cheiro do perfume e fica completamente fascinado por Lillian, beijando-a. Com o passar dos dias, ambos tentam se convencer que aquilo não passara de um momento, porém, o que era um intenso ódio começa a vagarosamente se transformar em amor, e eles tem de lidar com seus próprios sentimentos e também com as convenções e com algumas pessoas, que desejam que Marcus encontre uma noiva inglesa como ele.

"Até agora Marcus nunca tinha considerado a ideia de se casar como algo além de um dever necessário para preservar a linhagem Marsden. Mas nos últimos tempos lhe ocorrera que seu futuro poderia ser muito diferente de seu passado. Poderia ser um novo começo - uma chance de criar o tipo de família com a qual nunca ousara sonhar. Surpreendeu-o perceber quanto queria isso - e não com qualquer mulher. Não com qualquer mulher que já havia conhecido ou visto ou da qual ouvira falar... a não ser uma que era o extremo oposto do que ele deveria querer. E estava começando a não se importar mais com isso..."

Com um romance leve e divertido, Lisa Kleypas nos apresenta personagens cativantes, bem-humorados e nos prende até a última página.

"- Estou começando a acreditar que me casar com uma mulher idêntica a mim seria a pior decisão que eu poderia tomar."







Li o primeiro livro dessa série há quase um ano, e como depois embarquei em uma outra série de romances de época, deixei-a um pouco de lado, pois gosto do gênero, mas tenho de lê-lo aos poucos, caso contrário, enjoo muito facilmente por os enredos serem muito parecidos. Então, agora, resolvi retomar a série, mas acabava de sair da leitura de uma sequência de vários  livros densos, por isso não me sentia muito preparada para uma leitura leve, e confesso que até metade do livro eu me senti bastante entediada com a leitura, e o livro demorou para começar a me prender, assim como ocorreu com o anterior, chamado Segredos de uma noite de verão. Após a metade do enredo, comecei a ser conquistada por Lillian e por Marcus, e me envolvi seriamente com o romance,, que trouxe alguns desdobramentos inesperados e diferentes que acabaram me surpreendendo e fizeram com que eu gostasse mais da obra.

Como ponto positivo, temos aqui principalmente a personalidade de Lillian, que é, com certeza, uma moça muito além de seu tempo, que quer ser independente, usar roupas e ter comportamentos que fogem do convencional da época, e que quer, principalmente, encontrar o amor verdadeiro. Também, acho bacana a peculiaridade de essa personagem ser dos Estados Unidos, pois a maioria dos romances de época que temos por aí, trazem protagonistas apenas inglesas. Além disso, o livro traz situações um pouco engraçadas, relacionadas aos comportamentos dos personagens, que são ranzinzas e geniosos. Ainda, gostei demais do modo como a história se desenrolou e de certa forma, da quebra do tradicionalismo, sobre o qual não posso falar, pois seria um imenso spoiler.
Porém, nem tudo foram flores, e algumas coisas acabaram me incomodando um pouco, como a demora em eu sentir uma conexão real com o livro, e senti que a parte introdutória foi muito grande até chegar em algo realmente interessante. Também, senti um pouco de falta de mais interação das amigas, pois estas existiram, mas foram bastante rápidas e não senti a amizade tão explorada nesse livro. Além disso, no primeiro livro, achei que a autora abordou um pouco do que acontecia no mundo na época, como a revolução industrial, e nesse livro, o foco foi maior somente nos personagens.

Falando em personagens, gostei muito de Lillian, que se mostrou uma moça destemida e corajosa, e que enfrentava tudo o que necessário. Marcus, também é um personagem cativante e é interessante observar a sua transformação, apesar de rápida. Houve outra pessoa que me deixou na dúvida entre me sentir cativada e odiá-lo, lord St. Vincent, que será protagonista do próximo livro, e me sinto um pouco ansiosa para acompanhá-lo. Esse livro também traz uma vilã bastante real e um pouco mais cruel do que geralmente encontramos nos romances de época.
O livro é dividido em 25 capítulos, além de um epílogo, que traz uma cena final desse livro, e traz também um pequeno trecho do livro seguinte, que me deixou bastante intrigada. A narração é feita em terceira pessoa e não encontrei erros.

Recomendo a obra para os fãs de Lisa Kleypas ou para aqueles que não a conhecem, mas que gostam de bons romances de época. Apesar de não ter influências diretas com o primeiro livro, vários acontecimentos anteriores são mencionados aqui, por isso recomendo que a série seja lida na ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário